Com o passar dos anos, a produção de hormônios pelo organismo tende a cair, principalmente nas mulheres por volta dos 50 anos. Essa fase é chamada de menopausa.
A reposição hormonal masculina, é indicada para tratamento da andropausa, um distúrbio hormonal natural que surge no homem a partir dos 40 anos e que é caracterizado pela baixa produção de testosterona, causando diminuição da libido, irritabilidade e ganho de peso. Também conhecida como Terapia de Substituição Hormonal, é um tipo de tratamento que promove o alívio dos sintomas comuns ao período.
Os sintomas relacionados à diminuição da produção hormonal são: Diminuição da libido; Nos homens a dificuldade de ereção e a perda de pelos no corpo; Aumento fácil de peso; Diminuição da massa muscular; Aumento da irritabilidade; Insônia. Sensações de calor Cansaço excessivo; Nas mulheres a secura vaginal e queda de cabelos. A terapia de reposição hormonal é realizada por meio de um conjunto de medicamentos que ajudam a repor estas perdas.
Atualmente, essa reposição hormonal pode ser feita de diferentes maneiras, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele. Os hormônios usados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico após avaliação criteriosa e levando em conta suas necessidades individuais. Quais os principais benefícios: Eliminação ou redução dos sintomas da menopausa; Diminuição dos riscos de sofrer uma fratura por osteoporose; Colaboram na diminuição do risco de desenvolver a doença de Alzheimer; A reposição de estrogênios ajuda a melhorar o humor e reduzir a depressão; Melhora da qualidade do sono.